“Mudar o mundo dos que servimos e acolhemos”
“Fazer a ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar”
“O objetivo é dar voz a quem não tem e criar pontes entre uns e outros – direta ou indiretamente, com donativos ou visitas; com alimentos ou serviços. O objetivo é que todos conheçam a realidade que existe na porta ao nosso lado e ajudem o Centro a dar a resposta necessária.
Hoje, graças às ajudas já alcançadas, conseguimos devolver sorrisos a quem a solidão era a única realidade. Conseguimos dar amor a quem vivia ou a quem era periferia. Trabalho a quem era sem-abrigo…
Temos muito caminho pela frente. Mas já caminhámos muito. Sabemos que podemos contar com a comunidade e já provámos que a comunidade pode contar connosco”
Apoio à Comunidade no Combate à Pobreza e Solidão
O Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula tem como missão a luta contra a pobreza e solidão. Cada pessoa é única para nós e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para garantir a resposta necessária, com profissionalismo e amor.
O Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula, foi criado oficialmente em 1982 pelo Senhor Prior João Magalhães para formalizar como Centro de Convívio os encontros dos paroquianos que ali se reuniam para rezar o Terço e conversar.
Em 1985 sentiu-se a necessidade de ocupar as crianças em idade escolar, nas horas laborais
dos pais, criando-se assim a valência de ATL. Pelo impacto positivo na vida destas famílias, devido ao acompanhamento dado aos filhos, foi criada uma sala de Jardim de Infância.
O Centro foi-se tornando um pilar na comunidade, combatendo a solidão de uns, formando e educando outros, sempre fiel aos princípios cristãos, alicerces da sua raiz, farol da sua missão.
Em julho de 2007, e porque as escolas cada vez mais davam resposta aos tempos livres, o Centro encerrou essa valência e no ano seguinte reforçou o apoio aos idosos, com a criação do Serviço de Apoio Domiciliário. Era então Presidente do Centro o Sr. Padre Diamantino.
Em Dezembro de 2014, o Patriarcado de Lisboa, nomeou um novo Presidente da Instituição, o Padre Valter Malaquias.
Tendo por missão o apoio à comunidade no combate à exclusão social, seja por solidão, seja por pobreza, o Centro assumiu o desafio das Cantinas Sociais, confecionando refeições também para quem não pode pagar pelas mesmas.
Em 2017 constrangimentos económicos levaram ao encerramento do Centro de Convívio. Mas o Centro não baixou os braços nem abandonou quem deixou de ter essa alegria.
Criámos nesse ano um espaço de acolhimento para que todos possam ter casa e família: Almoços d’Econtro. Aqui, todos os dias almoça quem quer: seja os utentes de Apoio Domiciliário, seja os utentes de Cantinas Sociais, seja um vizinho, alguém em situação de sem-abrigo… ou apenas alguém que goste de aqui ficar, ou de servir, somos na verdade família e a porta está sempre aberta.
Em setembro de 2023, o novo Prior e Presidente do Centro, o Pr. Jorge Sobreiro abraçou o Centro com todos os que dele fazem parte.
E assim a história do Centro continua, com as mangas arregaçadas dos que a nós se juntam, e sob a bênção e proteção dos que, do Céu, nos orientam, sempre: Nuno Soares Franco e José Lavradio.